Redenção

Segunda coluna. Esta também é da Melissa!! Esperamos que gostem!
 

Redenção

 

Melissa Hogwarts

 

 

Acho que a maior pergunta que fica ao se terminar a leitura de “Harry Potter and the Half-blood Prince” é: Snape é traidor? Eu sei que agora mesmo a maioria de vocês devem estar de olhos esbugalhados em frente ao pc, xingando e pensando: “Mas essa garota ficou louca? É claro que Snape é um traidor! Ele matou Alvo Dumbledore a sangue frio!”. Bem, eu estou ciente disso. Que Dumbledore foi assassinado por Snape eu não tenho dúvidas. Realmente, Ranhoso usou de todo o seu sangue frio e acabou com um dos personagens mais queridos dos livros na frente de todo mundo. Mas a pergunta que fica é: Por que?

 

Não estou inclinada a pensar na resposta mais óbvia: “Porque ele era um Comensal da Morte”. Ah não. Eu reli o livro, li algumas teorias, troquei idéia com pessoas de idéias divergentes e acho que cheguei a uma opinião baseada em algumas perguntas… as que vou mostrar a vocês agora.

 

  1. Por que Snape fez o Vow (Voto Perpétuo, que seja)?

 

Acho que quando Narcissa pediu a Snape um favor ele não imaginou que teria de fazer um juramento de vida ou morte. Tanto que no livro ele demora um tempo para responder quando Narcissa diz “e terminar o serviço se Draco falhar”. Bem, se Snape tivesse dito: “Olha aqui, eu não vou prometer droga nenhuma!” seu disfarce teria ido pelos ares porque menos de cinco minutos antes Bellatrix estava acusando-o de ser uma farsa. Dizer não ali seria ter a prova que Bellatrix queria e conseqüentemente, a morte. Voldemort com certeza iria mandar matar (ou ir matar pessoalmente… isso se Bella não tivesse acabado com ele ali mesmo) seu maior traidor. Então Snape decidiu continuar com seu disfarce e fazer o Vow.

 

  1. Dumbledore sabia do Vow?

 

Sabia. Um homem como Dumbledore não deixaria uma dessas escapar. E com certeza Snape teria contado a ele. Foi aí que Dumbledore começou a tomar medidas para evitar uma morte certa para Snape.

 

  1. Por que Dumbledore nomeou Snape para o cargo de professor de DCTA se sabia que o cargo estava amaldiçoado pelo próprio Lord Voldemort?

 

Dumbledore negou esse cargo durante anos a Snape… por que dá-lo justamente em tão má hora? Na hora que Voldemort tinha voltado, que uma guerra estava acontecendo e que Snape estaria se arriscando mais do que nunca? Por que dar o cargo justamente no momento em que ele precisava vigiar Snape e tê-lo embaixo de seu nariz? Pra mim, Dumbledore sabia que por conta do Vow alguém teria que morrer. Fosse ele, fosse Snape ou fosse Draco então ele decidiu que…

 

4.     Dumbledore teria pedido que Snape o matasse?

 

Hagrid mesmo diz a Harry que tinha ouvido uma conversa entre Snape e Dumbledore, onde Snape se negava veentemente a cumprir uma ordem. E quais foram as palavras de Dumbledore quando Snape o matou? “Please…”. Foi “Por favor” não “Me ajude” ou “Me salve”. Por que Dumbledore insistia tanto em ver Snape depois de ter ido buscar a Horcrux? Era para que Snape o curasse ou era para qualquer outra coisa? Para falar com ele ou dar uma instrução, por exemplo? Dumbledore sabia que ia morrer. Ele instruiu Harry o ano inteiro, deu a ele todas as dicas que podia, mostrou os perigos que envolvia a busca dos Horcruxes. Mais, Dumbledore a vida inteira ensinou Harry a ser bom. Ensinou-o a buscar o bem e ajudar os outros. O que ele mais podia fazer por Harry? Já estava na hora de ir. Ele não tinha mais utilidade. É cruel pensar assim, mas Dumbledore era um homem sábio e estava no meio de uma guerra! Sacrifícios precisavam ser feitos… O que nos leva a outra pergunta…

 

  1. Por que Dumbledore confiava em Snape?

 

Não há dúvidas de que Dumbledore confiava em Snape. Por que diabos ele mandaria Snape ensinar oclumência a Harry? Snape estaria praticamente “dentro” da cabeça de Harry, poderia contar o que quisesse ao Lord… E não contou. Snape não contou, pelo contrário, escondeu e tentou ajudar Harry. Ok, que não deu muito certo, mas ele tentou. Acho que aquela história de que Snape se arrependeu de ter contado a Voldemort sobre James e Lily está mal contada… na hora, Harry nem deixou Dumbledore terminar de contar tudo. Existe mais coisa aí.

 

6.     Se Snape sempre foi um traidor, então por que ajudou Harry em “Ordem da Fênix” quando ele saiu correndo atrás do Sirius?

 

Porque ele NÃO é um traidor.

 

  1. Por que a J.K teria se dado ao trabalho de mostrar durante cinco anos que Snape era legal? Isso não seria contra a filosofia dos livros que falam sobre redenção, arrependimento e reparar erros?

 

Exatamente. Rowling sempre frisa a idéia de que é possível sim voltar atrás e se redimir. Fazer de Snape um traidor sem coração não seria ir contra tudo isso? Não seria negar a própria filosofia? Além de que Jô vem nos mostrado muito sobre o passado de Snape. Ela tem frisado sua infância infeliz com os pais (talvez um dos motivos dele não gostar de trouxas, já que seu pai era um e era possivelmente violento), a adolescência conturbada na escola e as escolhas erradas que ele fez na vida adulta. Diante de nós está um uma imensa quantidade de informação sobre o Snape, só esperando a decodificação. Se Snape for realmente um traidor então não seria afirmar que não importa o que você faz, nunca será capaz de mudar? Não seria dizer que “pau que nasce torto nunca se endireita”? Não seria uma tremenda burrice e personagem desperdiçado?

 

8.     Por que Snape teria ficado tão perturbado quando Harry o chama de covarde?

 

Uma das cenas mais marcantes de HBP é quando Harry chama Snape de covarde quando os dois se enfrentam depois da perseguição, e o ex-mestre de poções se mostra incrivelmente perturbado e fora de controle gritando desesperado DON’T CALL ME COWARD (“Não me chame de covarde!”). Numa situação “normal”, Snape teria feito um de seus comentários sarcásticos característicos, mas não, ele se mostrou um ser humano desestruturado. Oras, se ele fosse realmente mau não teria rido (uma coisa tipo Bellatrix) ou desdenhado (Fenrir Greyback)? Não teria se sentido satisfeito com o que tinha acabado de fazer?

 

9.      Por que Snape não cantou vitória por ter matado Dumbledore?

Pois é. Por que não? É o tipo de coisa bem do feitio do Snape, não é? Quer dizer, em “HP e o Prisioneiro de Azkaban” quando ele pensa ter capturado Sirius, veio um discurso enorme da parte de Snape que parecia irradiar de felicidade e glória. Quem não lembra dele conversando com Cornélio Fudge e da suposta Ordem de Merlin? Todas as vezes que conseguiu o que queria, Snape desdenhou e se mostrou incrivelmente satisfeito. Fosse humilhar Harry, fosse conseguir o cargo de DCTA. Então, por que não cantou vitória por ter matado Dumbledore? Por que não foi comemorar  com os outros Comensais a derrota do bruxo que Voldemort mais temia? Por que não foi se vangloriar para os outros, com toda aquela história de reconhecimento eterno e gratificação do Lord? Por que ele simplesmente pegou o Draco e se mandou?

 

10.  Por que Snape não matou Harry?

 

Essa é uma ótima pergunta! Por que Snape não matou Harry? Por que não lançou nenhum feitiço que pudesse realmente feri-lo e se limitou a conjurar escudos pra se defender? E se não queria matar Harry para deixar Voldemort fazer isso (eu sei que é o que muitos de vocês estão pensando agora), por que não o levou? Não o prendeu? Não o machucou para deixa-lo mais fraco? Por que deixou Harry ir? E dizer que ele é doido não vale como resposta!

 

Obviamente existem muitas outras perguntas a serem respondidas. Coisas como “Por que rabicho estava em Spinner’s End” ou “Dumbledore teria deixado alguma instrução para Snape?”. Eu acredito que Dumbledore considerava Snape alguém importante na luta contra Voldemort justamente pelo fato de que ele já estivera no lado negro da coisa. Ele conheceu, ele viu, ele participou do que os Comensais da Morte faziam. Sem contar é claro, que Snape era um grande bruxo. Quer dizer, não existem muitos alunos em Hogwarts que re-escreveram o livro de poções, não é? Ou que criasse seus próprios feitiços… Quer dizer, nem Hermione, que é sem dúvida uma das melhores alunas da escola, fez isso. Eu penso que Snape foi um dos mais brilhantes estudantes de Hogwarts. Hermione é brilhante pelo esforço, Voldemort foi pelo magnetismo e determinação e Snape foi pela genialidade. Um garoto frustrado, provavelmente cheio de demônios internos, cheio de preconceitos e paradigmas, mas ainda assim um gênio. Dumbledore mesmo disse que ele era um exímio oclumente! O cara escondeu seus pensamentos do próprio Lord Voldemort! Ok que ele acabou canalizando sua inteligência para o lado errado e acho que Voldemort o aceitou de volta justamente por saber que Snape era um aliado importante. Porque ele era inteligente e tinha a frieza necessária para realizar o que lhe fosse mandado fazer. E Dumbledore pensava assim também. Considerava Snape um aliado tão importante que se sacrificou por ele.

 

Agora, que segredos o tio Severus ainda guarda só o sétimo livro poderá dizer. Não nego que Snape está em maus lençóis com a Ordem, nem que o próximo encontro Harry-Snape vai ser um embate digno de um épico… Mas eu ainda acredito nele! Eu sou fiel ao Snape. E vocês?

Anúncios

Uma opinião sobre “Redenção

  1. Eu, para dizer a verdade, nunca acreditei no Snape. Não sei por que, mas sempre tive a impressão que ele estava do lado de Voldmort, e quando terminei de ler HBP, fiquei pensado que tinha acertado.Só que depois de ler o livro outras vezes, como mais calma, eu não consigo imaginar o Dumbledore sendo traido, não por alguem que ele confiava tanto, além de que nós nem ficamos sabemos o motivo do Snape merecer tanta confiança, mas também não consigo imaginar o Voldmort sendo engando, ainda mais que todos os comensais da morte deviar estar com o pé atrás com o Snape, e esperando por qualquer deslize dele.Não confio no Snape, mas, sinceramente, não consigo chegar a nenhuma conclusão. Não consigo apoiar as teorias que dizem que ele não é traidor nem as que dizem que ele é.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s