Adão e Eva

Estou em Piracicaba, vim visitar uma amiga minha que faz USP aqui. Das outras vezes em que vim percebi que, como toda cidade de interior – ou quase toda, sei lá – Piracicaba tem muita gente preconceituosa. Falo especificamente de homofobia. Sempre que eu topo com um homofóbico, costumo meio que perder as estribeiras, porque adoro gays. E sabe, mesmo que não acreditasse, acredito que a gente tem que deixar as pessoas em paz. Nesse momento, sempre ouço a seguinte frase: ah, eu não tenho nada contra gays…

Essas reticências escondem, quase invariavelmente, um “mas eu não quero nenhum deles perto de mim”. Por isso, sempre que ouço a parte que é pronunciada dessa confissão, fico meio puta. Ontem, na mesa do bar, me perguntaram se eu já beijei mulher, e eu disse que sim, claro. Alguns exclamaram “como assim, claro?”, e depois se disse que se você já pegou alguém do mesmo sexo alguma vez na sua vida, logo você é gay. Achei isso o maior absurdo do século vinte e um – é uma total incompreensão do que é preferência sexual. Sinceramente, pra mim isso é tão simples… gosta do diferente, é hetero. Gosta do igual, é gay. Gosta dos dois, é bi. Mas ai. Quando eu disse que não tinha a menor importância o que você já fez sexualmente, no momento você tem uma preferência ou outra ou outra… Nossa! Pareceu heresia. Aí alguém mencionou alguma coisa nas linhas de “ah, mas Deus fez Adão e Eva…” E eu virei prontamente pra dizer: imagina só, ainda tem gente que acha que Adão e Eva existiram! Não tive chance de mencionar o teor metafórico da Bíblia, os leitores (leitores?) literais do tal livro me execraram. Antes que a minha melhor amiga mudasse de assunto – provavelmente pro meu bem – ainda ri alto, dizendo que nós não somos planárias: você não arranca um pedaço do corpo pra nascer outra pessoa em volta da costela! Ai…

Eu fico muito preocupada quando encontro essas mentalidades. De verdade. Gays são julgados, sim. Ainda são considerados más influências, dar o cu é uma perda de honra absurda. Isso não me entra na cabeça. Rolar no próprio vômito não é… Como assim? É chocante como as pessoas não estão preparadas para a idéia simples de que existe gente diferente delas próprias. Como eu vivo no ambiente da Letras, onde tem viado em todo lugar, onde eles vivem livremente e não são discriminados, ou pelo menos quase nunca, e onde discriminação sexual é o fim da picada, eu acabo achando que é assim em todo lugar. Não é. Discriminação está, na realidade, na maioria dos lugares. E gente que nem eu, que paga de, sei lá, atéia modernete, acaba sofrendo discriminação também, por tabela. Que nem cristãos que protegiam judeus durante o Holocausto.

Eu queria simplesmente que as pessoas se deixassem em paz.

3 opiniões sobre “Adão e Eva

  1. Oi amanda, tá boa? Que legal, eu fui comentar e já apareceu meu nome, e-mail e até meu flog! HAHA
    Então..como eu te falei no orkut, eu imagino vc puta na mesa do bar.E com razão né? ainda mais a gente, que estuda na Letras.. e com ctz aprendemos que o preconceito não leva a nada. O engraçado é que eu sou catolica, acredito na biblia e tudo mais, mas perai: a biblia foi escrita a 8473845 anos atras.. outros tempos, galera! E tbm acho que num passa de metaforas pra gente aprender a viver, sei la! Mas outro dia eu tava falando com um amigo meu, se não me engano foi o Cléber no niver da Lu: eu super me acostumei com homem beijando homem. agora mulher com mulher eu ainda acho um pouco estranho.Sei que não deveria achar, mas acho! Esquisita eu, né? hehe
    Mas eu uma coisa eu aprendi: quando a pessoa é mente fechada, é melhor deixar pra lá..a gente pode até tentar, mas é muito dificil a gente conseguir mudar alguma coisa.
    Então deixa pra lá e se joga em piracicaba, em palmeiras, em bh, em londres!
    Beijos
    p.s: se vc quiser encontrar depois do show, me liga!!

  2. Nossa, eu pagaria para estar nessa mesa!!!

    Mas como eu te disse, o problema da humanidade não é a religião não, porque religião é uma coisa linda. O problema da religião é que é a humanidade. Nós temos uma tendência incrível à ignorância (felizmente alguns atentam para isso e procuram ser pessoas boas e conscientes), e a ignorância, quando aliada à região distorcida e usurpada, é tipo uma bomba atômica.

    Abaixo a ignorância! Vamos horrorizar!

Deixe um comentário

