Aventuras cibernéticas

Com mais de um ano de atraso, formatei o meu computador.

E sim, isso vale um post!

O coitadinho estava há mais de um ano pedindo um dia de spa, incluindo desintoxicação, emagrecimento, uma massagem de boa, sem vírus. Depois de muito drama,  consegui fazer o backup dos drivers e consegui o cd emprestado do meu Windows XP.

A quantidade de tutoriais que eu abri na internet não tem limite. Pesquisei sobre drivers, formatação, partição, tudo. Fui atrás de ver  como meu computador querido ficaria depois. Queria, uma vez na vida, ligar o Desgragmentador de Disco só pra ver aquela mensagem: “você não precisa desfragmentar este volume”.

Mas bem, vamos às dicas. Se você está na mesma situação na qual eu estava até hoje de manhã, tem alguns programas que podem te interessar.

DriverMax: se você é pirata feito eu, não tem o CD do seu computador e muito menos ouviu falar de instalar drivers, esse programa é uma mão na roda. Ele é leve de baixar, e magicamente prepara um backup de todos os seus drivers. Funciona assim: antes de formatar, você o instala, faz o backup num HD externo, pendrive ou CD e deixa lá junto com o pacote de instalação do programa que você baixou. Assim que você iniciar o computador pela primeira dez depois de formatar, instale o programa de novo; selecione a opção de reinstalar drivers a partir do backup e selecione a pasta onde você salvou tudo antes. Miraculosamente, seu computador fica pronto.

Opera: é um bom navegador pra quem ainda não confia no Google Chrome, que eu usava antes. Funciona no maravilhoso esquema de abas, não tem home page e sim o ranking das páginas mais acessadas, com a diferença de que é muito mais rápido e muito mais seguro. Até agora, não deu pau nenhuma vez, o que acontece com uma frequência filha da puta em usuários do Chrome.

É claro que mantenho recomendações lugar-comum, tipo Firefox – é bom ter dois navegadores, por isso uso Firefox e Opera (ESQUEÇA o IE), além dos antivírus.

Quando chega a hora de escolher um anti vírus, você tem algumas opções. Tem gente que gosta muito do Avira, mas sabe, ele já me deixou em grandes apuros por não detectar um vírus. Fui salva pelo Avast!, que é o meu escolhido até hoje, mas já usei também o  AVG e o Essentials. Descartei o AVG porque o mecanismo de atualização dele, apesar de frequente, é o mais irritante da face da Terra. Quanto ao essentials… Não tenho reclamações dele, mas o problema é que ainda não consegui validar meu Windows e a Microsoft não me deixa instalá-lo – e quem vier com a dica velha do regedit, THANK YOU, não tá funcionando. Aliás, aceito idéias alternativas pra validar meu windows – preguiça eterna.

3 opiniões sobre “Aventuras cibernéticas

  1. Lembrando que, se seu computador for de marca [entenda-se: desktops que não tenham sido montados e notebooks/netbooks], basta ter em mãos a marca e modelo do pc, entrar no site do fabricante e baixar os drivers.

Deixe um comentário

