Ensinar

Se você não está na área, existe uma boa chance que o seguinte comercial de uma “escola” de inglês online veiculou recentemente:

Comercial Open English

Eu não vou nem render nos quesitos óbvios e na crítica que já está dispersa pela internet. Mas esse comercial, além de ter uma quantidade absurda de conceitos errôneos sobre ensino de língua estrangeira, me fez pensar no que estou vivendo agora que me tornei uma “professora de verdade”, com carteira assinada e muitas turmas/alunos de níveis diferentes.

Digamos que eu já me achei uma professora melhor. Não sei dizer se isso acontece porque o número de aulas que eu dou triplicou, se é porque estou usando um material com o qual não acabei de me acostumar – em comparação com o material na escola que eu trabalhava antes e usei por mais de 2 anos. Mas ao invés de ficar inventando desculpas, vou só explicar porque me sinto uma professora pior.

O cansaço realmente bate na gente, digamos, na quarta turma do dia, ou na terceira. Você perde o idealismo de “não existe aluno ruim, existe professor ruim”. Você tenta, tenta, traz materiais extras, vídeos, etc. Jura a si mesmo que sua turma de básico 1 não vai ouvir uma palavra em português. Dali a um mês, ou menos, você começa a ver a expressão de alguns alunos como se fosse um espelho. Por que eu estou fazendo essas mímicas? Por que eu estou cumprimentando com esse louco entusiasmo? Eu não preciso fazer isso. Ou preciso?

Às vezes eu me pergunto uma coisa, que acho até comum se perguntar, mas… E se eu não for boa de verdade em nada? E se eu for só uma professora OK, uma estudante OK, talvez no futuro uma mestranda OK? Não sou a pessoa mais ambiciosa do mundo, mas faz umas semanas que isso está me incomodando demais. Será que não tem nada em que eu seja boa de verdade?

Uma opinião sobre “Ensinar

Deixe um comentário

